MINISTÉRIO DE INTEGRAÇÃO
MANUAL DE PROCEDIMENTOS
1)
Recepção
dos visitantes de forma carinhosa, sorridente e amável para que sejam bem
recebidos, com amor e devidamente integrados ao corpo de Cristo.
2) Acompanhamento do novo
convertido até que se realize o batismo e o pós batismo.
3) O primeiro contato com o visitante
é feito pela equipe de integração escalada, afim de receberem as boas vindas,
dos quais, receberão um folheto de pedidos de oração com endereço e horários de
cultos da nossa Comunidade, onde também, serão anotados seus dados para um
cadastro de visitantes e posterior envio de correspondência juntamente com uma literatura.
4) A equipe de Integração
escalada, fica responsável de listar os nomes dos visitantes e entregá-los ao
pastore preletor do dia, a fim de que este direcione o cumprimento dos
visitantes pelos membros da Comunidade.
Neste momento todos da equipe, mesmo não estando
escalados, posicionam-se para recepciona-los e estimulá-los a preencherem o “Pedido
de Oração”.
5)
A
equipe fica responsável durante o culto, por orar com os que aceitam a Jesus e
de registrarem seus dados para recebimento de correspondência específica e
entrega de uma literatura.
6)
No
final de cada culto, a equipe escalada, deve preencher um relatório de
andamento.
7)
No
decorrer do culto, as correspondências já estarão devidamente envelopadas e
preparadas de acordo com o caso (visitante ou visitante que tomou decisão por
Cristo) para que sejam enviadas ao correio já na Segunda Feira.
8)
Durante
a semana a liderança indicará o responsável em fazer contato telefônico com os
que receberam correspondência, reiterando nossa satisfação e alegria pela sua
visita, perguntando como foi a semana, colocando-se disponível para orar por e
com ele e convidando-o para as demais programações da igreja.
9)
Deve-se
encaminhar para o pastor a relação de nomes e telefones dos que aceitaram a
Jesus para posterior visitas.
10)Percebendo
o retorno do visitante, expresse nossa satisfação em vê-lo mais uma vez. Encaminhe-o
para ser apresentado a um dos pastores disponíveis ou outros membros da
Comunidade para fazê-lo sentir que as portas estão mesmo abertas e que tem um
lugar para ele também.
11)
Entrega de relatório mensal com o total de visitantes para o pastor.
12)A
equipe deve manter contato e acompanhar o processo até a integração da pessoa
na vida da igreja.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS
- Integrar
os visitantes na Comunidade;
- Agilizar a
recepção e cadastro de visitantes na entrada do culto, procurando não deixar
que ninguém passe sem deixar seus dados na mesa de integração;
- Agilizar o
envio de correspondências;
- Manter
contato com os visitantes via telefonema, cultos, etc;
- Cadastro
de todos os visitantes que passaram pela Comunidade e envio de correspondência
em eventos especiais;
- Promover
convivência para os novos convertidos;
- Contar com
todos os integrantes da equipe no momento de cumprimentar os visitantes e nas
convivências;
- Promover
cursos de pré-batismo e batismos com frequência;
- Visitar as
pessoas que aceitam a Jesus;
- Definição antecipada
da equipe de visitas;
- Entrega da
escala da “Equipe da Porta” com bastante antecedência;
- Não usar
os impressos como rascunhos, bloco de anotações ou rasga-los em fatias para não
deformar a estética.
PONTOS DE TREINAMENTO
À
você que pretende fazer parte dos que abrem a porta de entrada e fecham a porta
da saída, observe alguns detalhes importantes, para que desde o primeiro olhar
nosso visitante já comece perceber que ele entrou no melhor lugar para se
estar.
- Tenha
disposição genuína para esse trabalho;
- Não se
ache sobrecarregado ou injustiçado quando der impressão que você trabalha mais
(Lembre-se: se você tem muito, tem que dar muito).
- Não
economize sorrisos sinceros, abraços calorosos e apertos de mão firmes.
* Seja sensível:
procure perceber quando a pessoa não quer abraços ou apertos de mão, porém
sorria sempre e a abençoe.
- Não se
sinta ofendido se alguém não corresponder, ou virar o rosto para você dando
atenção a outro integrante da equipe; lembre-se: Empatia/Antipatia.
- Esteja
sempre alerta para um socorro durante a reunião: ajudar abrir a Bíblia ou
emprestá-la, escolher um locar de boa visão ou audição; fazê-lo sentar perto de
pessoas também amáveis, ajudar a indicar direções como: sala de crianças,
aconselhamento, banheiros, etc.
- Tenha
sempre paciência e o controle da situação.
- É preciso
presteza e responsabilidade para cumprir as escalas propostas.
- Sempre
comunique com antecedência a impossibilidade de estar presente no dia marcado.
Obs. Existe
a possibilidade de algum visitante mostrar-se arredio em preencher seus dados
por escrito.
Não é preciso
força-lo. Contudo perceba de longe suas atitudes e se for possível entabule com
ele uma conversa agradável onde nela, você poderá adquirir alguma informação
importante.
Comunidade Cristã Reviver Curitiba
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