Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

TIPOS DE ORAÇÃO


Apostila ORAÇÃO e COMUNHÃO - Parte 5 
TIPOS DE ORAÇÃO



Paulo adverte-nos a orar em todos o tempo “com toda oração” (Ef 6:18).
“Com orações e súplicas de toda sorte, orai em todo o tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Bíblia de Jerusalém). “Orai sempre com toda espécie de orações espirituais, e não esquecendo em vossas orações todos os irmãos e irmãs”. (J.B. Philips).
“Use cada tipo de oração e súplica” (Goodspeed).
“Pela instrumentalidade de cada oração e súplica” (Wuest).
“Orai em todo o tempo (em cada ocasião, em cada época) no Espírito, com toda a (maneira de) oração e súplica”. (V. Ampliada)
Costumamos definir nosso relacionamento com Deus em uma palavra: ORAÇÃO: Essa é uma arte da qual muito se fala e pouco se conhece. Para que a oração seja respondida, deve ser feita de acordo com os princípios estabelecidos na Palavra e Deus,



Oração é algo sério, específico, objetivo, e segue as regras e princípios da Palavra de Deus. É a tentativa de orar em desarmonia com eles que resulta em uma experiência frustrante de não ver as orações e súplicas respondidas.
Paulo declara em Ef. 6:18: “COM TODA A ORAÇÃO E SÚPLICA, ORANDO EM TODO O TEMPO NO ESPÍRITO E PARA ISOTO VIGIANDO COM TODA A PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS.”
Há diversos tipos ou espécies de orações e cada um deles segue princípios claros. Há regras estabelecidas na Palavra de Deus para esses diferentes tipos de oração. E é aqui onde há grande confusão. Costumamos definir nosso relacionamento com Deus em uma palavra: ORAÇÃO. Tudo que lhe dizemos ou pedimos chamamos “oração”. Sim, tudo é oração. É preciso, contudo, saber: HOA DIVERSOS TIPOS DE ORAÇÃO.
Pense numa farmácia, ali encontramos MEDICAMENTOS. Tudo é medicamento, mas há um grande número de diferentes medicamentos, cada um deles destinado a tratar certo tipo de enfermidade. O mesmo acontece no mundo do ESPORTE. Há diversas modalidades de esporte, mas cada uma delas tem suas próprias regras. Que confusão seria alguém tentar jogar futebol usando as regas do basquetebol! O que aconteceria se alguém comprasse água oxigenada para uma dor de ouvidos ou iodo para o estômago? Mas no mundo da oração muito têm agido assim. Não admira que as orações não sejam respondidas.
Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida e de outros. A todas elas Deus deseja ouvir. “’O” TU QUE ESCUTAS AS ORAÇÕES, A TI VIRÃO TODOS OS HOMENS (Sl. 65:2), pois “A ORAÇÃO DOS RETOS É O SEU CONTENTAMENTO” (Pv. 15:8b)

1.    DEUS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAÇÕES
Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito. Oura coisa não buscamos, senão apresentar-Lhe nossa gratidão, louvor e adoração. Dentro deste nível temos três tipos de oração:
1.1.  AÇÕES DE GRAÇA – A expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que nos tem feito. Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus pelas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós.
1.2.  LOUVOR – A oração de louvor é um passo além das ações de graça. São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado.
1.3. ADORAÇÃO – O tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus. Ali nada fala do homem, mas de Deus. É o reconhecimento do que Deus é. É a resposta do nosso amor ao amor divino.
2.    NÓS MESMOS COMO O CENTRO DAS NOSSAS ORAÇÕES
Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais. Embora falando com Deus o foco da atenção é a satisfação de nossas necessidades. Vamos a Deus em busca de uma resposta para a alteração de alguma circunstância em nossa vida. Nesse nível temos também três tipos de oração:
2.1.   PETIÇÃO – É “um pedido formal a um poder maior”. É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Nesse tipo de oração já temos o conhecimento de qual é a vontade de Deus, pelo que o pedido será feito em fé, com a certeza da resposta, antes mesmo da sua manifestação de acordo com marcos 11:24.
2.2.  CONSAGRAÇÃO OU DEDICAÇÃO – É uma atitude de submissão à vontade de Deus. Essa oração é para as ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida. Exige espera, consagração e inteira disposição de conhecer e seguir a vontade do Pai.
2.3.  ENTREGA – É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um consequente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou inquietação nos bate à porta.
3.    OS OUTROS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAÇÕES
Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso motivo primeiro é ver circunstâncias alteradas na vida de ourem. Esta é a oração de intercessão. Interceder é colocar-se no ugar de outro e pleitear a sua causa.


Fonte:
Valnice Milhomens Coelho


A VIDA PESSOAL DO GUERREIRO DE ORAÇÃO


Apostila Oração e Comunhão - Parte 4

A VIDA PESSOAL DO GUERREIRO DE ORAÇÃO




1.     O PLANO DE DEUS: USAR PESSOAS
1.1.  – A necessidade de redenção total.
1.2.  – A necessidade de aceitar o perdão de Deus.
1.3.  – A necessidade de disciplina
1.4.  – A necessidade de cuidar do corpo físico.
1.5.  – A necessidade de respeitar o tempo.
1.6. – A necessidade de renovar a mente.
1.7.  – A necessidade de ter um “espírito certo”.
1.8.  – A necessidade de integridade.
1.9.  – A necessidade de morrer para o “eu”
1.10.           A necessidade de desenvolver a capacidade de amar.

2.    PERIGOS PARA O DESENVOLVIMENTO PRÓPRIO
2.1.  – O perigo do medo.
2.2.  – O perigo da culpa.
2.3.  – O perigo da inferioridade.
2.4.  – O perigo do ódio.
2.5.  – O perigo de um espírito não perdoador.
2.6.  – O perigo da retribuição.

3.    O PODER DE UMA VIDA SANTA
3.1.  – Vida santa é separação total do mundo.
3.2.  – Vida santa é despir-se do velho homem.
3.3.  – Vida santa é o que somos quando estamos sozinhos.
3.4.  – Vida santa é estar limpo e pronto para Deus.
3.5.  – Vida santa é aprender chamar pecado, pecado.
3.6.  – Vida santa é lealdade ao Rei.
3.7.  – Vida santa é odiar o pecado.
3.8.  – Vida santa é crescer na perfeição de Cristo.

Fonte:

Valnice Milhomens Coelho


INIMIGOS DA ORAÇÃO


Apostila Oração e Comunhão - Parte 3

INIMIGOS DA ORAÇÃO



“PARA QUE NÃO SE INTERRAMPAM AS VOSSAS ORAÇÕES” (I Pe 3:7b)
“... MAS AS VOSSAS INIQUIDADES FAZEM SEPARAÇÃO ENTRE VÓS E O VOSSO DEUS; E OS VOSSOS PECADOS ENCOBRE O SEU ROSTO DE VÓS PARA QUE NÃO OUÇA”(Is 59:2).
“PORQUE OS OLHOS DO SENHOR REPOUSAM SOBRE OS JUSTOS E OS SEUS OUVIDOS ESTÃO ABERTOS ÀS SUAS SÚPLICAS; MAS O ROSTO DO SENHOR ESTÁ CONTRA AQUELES QUE PRATIACAM MALES” (I Pe 3:12)
“SE EU NO CORAÇÃO CONTEMPLARA A VAIDADE, O SENHOR ME TERIA OUVIDO (Sl 66:18)

O propósito de Deus é ouvir todas as orações. Jesus disse: “FRAÇAS TE DOU PORQUE SEMPRE ME OUVES” (Jo 11:42). Mas há obstáculos, problemas, inimigos que se infiltram na vida de oração e impedem a manifestação do poder de Deus. Veremos alguns deles.

1 – RELACIONAMENTOS ERRADOS NA FAMÍLIA (I Pe 3:1,7)
O não cumprimento dos deveres dos cônjuges um para com outros. A vida conjugal deve ser posta diante de Deus, se as oração não estão sendo respondidas Podem haver falhas no relacionamento.

2 – ESPÍRITO NÃO PERDOADOR (Mc 11:25).
Nossas orações são ouvidas na base de que ossos pecados estão perdoados; mas Deus não pode tratar conosco sobre tal base de perdão, enquanto nós guardamos o mal, o espírito de animosidade ou de vingança contra aqueles que nos ofenderam. Qualquer que guarda espírito de rancor ou mágoa contra alguém, fecha os ouvidos de Deus para sua própria petição.

3 – CONTENDA (Tg 3:16)
A contenda é simplesmente agir movido pela falta de perdão. Paulo declara que por causa de contendas Satanás pode tornar cristãos prisioneiros de sua vontade.
A ausência de contendas é a chave para afastar a confusão e o mal. Dê a Deus a oportunidade de criar um sistema  de harmonia em volta de você  e sua vida de oração começará a funcionar.


4 – MOTIVAÇÃO ERRADA (Tg 4:3)
Um sério obstáculo à oração é pedir a Deus coisas que realmente não necessitamos, com o propósito de satisfazer desejos egoístas. Orar com uma motivação egoísta. “QUER COMAIS, QUER BEBAIS, FAZEI TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS” (I Co 10:31)
Podemos orar por coisas em linha com a vontade de Deus, mas se o motivo for errado, não haverá resposta. O propósito primeiro da oração deve ser a glória de Deus.
5 – TODA A FORMA DE DESOBEDIÊNCIA A DEUS (Is 59:1,2).
Uma atitude de rebeldia ou desobediência à Palavra de Deus fecha os céus para nós. Qualquer pecado inconfessado torna-se inimigo da oração. Uma vida de obediência, porém, abre o caminho à resposta de Deus “E AQUILO QUE PEDIMOS DELE RECEBEMOS, PORQUE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS, E FAZEMOS DIANTE DELE O QUE LHE É AGRADÁVEL” (I Jo 3:22)

6 – ÍDOLOS NO CORAÇÃO (Ez 14:3)
Ídolo é toda e qualquer pessoa ou coisa que toma o lugar de Deus na vida de alguém. É aquilo que se torna o objetivo supremo a afeição. Aquilo que mais ocupa nosso pensamento. Deus deve ser supremo em nossa vida.

7 – FALATA DE GENEROSIDADE PARA COM OS POBRES E O TRABALHO DE DEUS. (Pv. 21:13)
A recusa de ajudar o que se encontra em necessidade, quando podemos fazê-lo, impede à resposta às nossas orações.

8 – DÚVIDA E INCREDULIDADE (Tg 1:3-7)
A dúvida é a ladra da bênção de Deus. A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus.
A incredulidade é quando alguém sabe que há um Deus que responde as orações, e ainda assim não crê em Sua Palavra. É não crer nas promessas, é duvidar do caráter de Deus.
9 – UMA DISPOSIÇÃO DE LER SOBRE ORAÇÃO E SOBRE A BÍBLIA, EM VEZ DE ESTUDAR A PALAVRA E ENTRAR NA ARENA DA ORAÇÃO.
A oração é a maior e mais santa das vocações. Saber sobre oração não garante a resposta, mas o pôr a Palavra em operação para receber de Deus aquilo que Ele prometeu.

10 – FALTA DE ENTENDIMENTO DA NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO.
Talvez, esse seja o maior inimigo. Ignorância quanto aos privilégios e direitos de redenção. Daquilo que Cristo é em nós e do que somos nEle. Um desconhecimento da extensão do que Ele fez por nós e direitos legais, outorgados em Graça, diante do Trono.

11 – UMA CONFISSÃO ERRADA (Rm 10:9)
O cristianismo é uma grande confissão. Confissão é o reconhecimento verbal do que Deus fez por nós em Cristo (Hb 3:1; 4:14).

12 – DEPENDER DA FÉ DO OUTRO
A cada crente Deus deu uma medida de fé. Ela veio quando nos tornamos uma nova criação em Cristo e recebemos a natureza de Deus. Assim como desenvolvemos nossas capacidades físicas e mentais pelo exercício, desenvolvemos nossa fé pelo alimento da Palavra de Deus (Jo 15:17).

Fonte:













POR QUE ORAR?


Apostila Oração e Comunhão - Parte 2

POR QUE ORAR?



1 - Porque Deus insistentemente o ordena na Bíblia: Lc 18:1; I Ts 5:17; Fl 4:6; Ef. 6:18-19; I Tm 2:1; Mt 26:41; Cl 4:3; I Ts 5:25; Ii Ts 3:1; Hb 13:18.
2 – Porque é o caminho indicado por Deus para o cristão receber coisas de que precisa (Tg 1:5-8).
3 – Porque a oração é o caminho que deus aponta para que o cristão tenha a plenitude do gozo (Jo 16:24; Pv 10:20).
4 – Porque a oração é a saída para os problemas, a cura para todo o cuidado e ansiedade (Fp 4:6,7; I Pe 5:7; Sl 55:22).
5 – Porque a oração respondida é o único argumento irrefutável contra o ceticismo, a incredulidade, o modernismo e a infidelidade ( Hb. 11:6; I Rs 18:36-38; Jz 6:12, 13; Ex 8:19; Dn 2:47; At 13:6-12).
6 – Porque a oração é o caminho para o poder do Espírito Santo no serviço cristão (Lc 11:13; II Cr 7:14; Hc 3:2; At 1:!3,14; 4:31; 8:14-16; 9:9,11,17; 13:1-4;13:!-4; Ef 1:15-19; 3:14-19.
7 -  Porque “todo o que invocar o nome do Senhor será salvo” (Tm 10:13)

ORAÇÃO E COMUNHÃO


Apostila Oração e Comunhão - Parte 1

ORAÇÃO E COMUNHÃO




A oração efetiva é a chave para o sucesso em cada área da vida; é o segreda da vitória no trabalho de Deus e na vida pessoal. A oração verdadeira é a mais poderosa arma contra os poderes das trevas; é também a chave que abre os tesouros do céu para o homem. Fica pois, claro que cada esforço no Reino de Deus só terá sucesso se for gerado e sustentado pela oração. TODO O SUCESSO NA VIDA CRISTÃ É PROPORCIONAL AO TEMPO DE ORAÇÃO. 10% de oração, 10% de sucesso; 50% de oração, 50% de sucesso; 100% de oração, 100% de sucesso. Lucas 18:11 fala do “DEVER DE ORAR SEMPRE E NUNCA ESMORECER” i Ts 5:17 declara: “ORAI SEM CESSAR”. Paulo recomenda: “ORANDO TODO TEMPO NO ESPÍRITO...” (Ef 6:18). Como orar sempre!

1)   ORAÇÃO É UM MODO DE VIVER – É uma comunicação entre o nosso espírito e o Espírito de Deus. É a expressão que resulta de um relacionamento íntimo com o Senhor residente em nosso coração, pelo Seu Espírito. Nossa vida, pois pode ser uma oração.

2)   ORAÇÃO É COMUNHÃO COM DEUS – Nossa vida inteira deve ser estabelecida sobre o fundamento de uma comunhão pessoal, profunda e íntima com Deus. Uma ligação permanente (I Co 6:17). Oração é um encontro do Pai celeste com Seu filho, numa comunhão de amor.

3)   ORAÇÃO É COMUNICAÇÃO COM UM DEUS PESSOAL E DIGNO DE CONFIANÇA – Deus é uma pessoa. Deus é digno de confiança. Ele é um Deus pessoal que se relaciona conosco numa base pessoal. Nossos olhos de carne não o veem, mas Ele é real e se comunica com Seus filhos. Concepção religiosas erradas O colocam como um Deus inatingível, impessoal, distante, que pode ou não estar interessado em nossas vidas. Daí surgem as orações eu são meras expressões religiosas, destituídas de significado, sem nenhum valor prático.



4)   ORAÇÃO É COMUNHÃO COM UM DEUS RESIDENTE NO CRISTÃO – No Velho Testamento Deus estava no meio do povo, mas não estava no povo. No Novo Testamento, Deus não somente está em nosso meio, é por nós, mas Ele está em nós, pelo Seu Espírito residente em nosso espírito.

5)   ORAÇÃO EXIGE TEMPO COM DEUS – O maior investimento que podemos fazer em nossa vida é tempo com Deus e Sua Palavra. A maior contribuição que podemos dar ao mundo é tempo gasto em oração por ele. O maior bem que podemos fazer a uma pessoa é o tempo usa em oração genuína por ela. Os efeitos de uma vida de oração transcendem as realizações humanas.

6)   A ORAÇÃO EXIGE DISCIPLINA DOS PENSAMENTOS – Tão logo alguém se consagra à oração, verá que a mente será atacada por pensamentos outros. É aí que surge a tentação de desistir, deixar para outra hora que não aprece. É uma luta espiritual. Há que desenvolver o hábito de tomar os pensamentos cativos à obediência de Cristo (2 Co. 10:5)

7)   ORAÇÃO É O 1º PASSO PARA O CONHECIMENTO DE JESUS – “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). O homem vai a Jesus pela oração e todo os eu andar com Ele é firmado na oração.

8)   ORAÇÃO É RECONHECER A PRESENÇA DE DEUS; É o meio de conhece-lo inteiramente e lançar mão de Suas promessas. É trazer a lama sobre os joelhos, é o caminho para o homem entender o plano de Deus para sua vida.

9)   ORAÇÃO É DAR A DEUS ACESSO ÀS NOSSAS NECESSIDADES; é a chave para o miraculoso; é a verdadeira respiração espiritual. Em suma, ORAÇÃO É UM MODO DE VIDA EM ÍNTIMA LIGAÇÃO COM DEUS.

Fonte: